Brasil vence o Chile e passa às oitavas do Mundial de Handebol, vai enfrentar a Croácia - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Brasil vence o Chile e passa às oitavas do Mundial de Handebol, vai enfrentar a Croácia

DOHA - O passaporte para as oitavas de final do Mundial Masculino de Handebol está carimbado, mas custou caro, e a seleção brasileira teve de suar muito para conquistá-lo, ao superar a fraca seleção do Chile nesta sexta-feira, no Lusail Multiporpose Hall, em Doha, por um 30 a 22 que não dá ideia do quanto o jogo foi difícil. O artilheiro do Brasil e do jogo foi Zeba, com sete gols. Agora, no próximo domingo, em horário a ser anunciado, a seleção brasileira terá pela frente outro gigantesco desafio, o de tentar superar a Croácia, líder do Grupo B e uma das favoritas à luta por medalhas nesta competição.
Há uma explicação para que o passaporte brasileiro tenha demorado a ser expedido. A fotografia apresentada nesta sexta-feira não conferia com a imagem da seleção no campeonato, mesmo em jogos em que foi derrotada, como para a Espanha e a Eslovênia, em que perdeu jogando bem.
Irreconhecível, para dizer o mínimo, foi o desempenho da seleção brasileira ao longo da maior parte do primeiro tempo. Desatento ou talvez achando que fosse ganhar o jogo quando e como quisesse, o time verde e amarelo assistia ao Chile jogar. Tanto que com gols de Frelijj (dois), Caniu, Ceballos e E. Salinas, os chilenos abriram três gols de vantagem, em 5 a 2. Mesmo após o pedido de tempo do técnico Jordi Ribera, o que se via era a seleção brasileira dispersiva como ainda não se tinha visto neste campeonato. Errava quase tudo e quando fazia os arremessos, ficava nas mãos do goleiro chileno Barrientos ou acertava a trave. Estava fácil para o Chile que reabriu três pontos de frente em 8 a 5 e sempre se manteve na frente. O máximo que o Brasil conseguia era empatar, sem trer estado na frente no placar em momento algum dos 30 minutos da primeira etapa. A situação só não foi pior para os brasileiros, porque Cesar Bombom, apesar de ter falhado em alguns momentos, defendeu um penalti cobrado por R. Salinas. O primeiro tempo foi mesmo do Chile: 13 a 12.

Na primeira metade da partida, o Brasil estava claramente tenso, pela necessidade de ganhar um rival para o qual jamais perdera na história e assim, garantir a vaga nas oitava de final. Na volta do intervalo, o técnico Ribera começou com Cândido na ponta direita, em lugar de Chiuffa, e a princípio, deu certo. Com dois minutos da segunda etapa, Cândido assinalou e pôs o Brasil na frente pela primeira vez no jogo: 15 a 14. Depois, o mesmo atacante tornou a marcar: 16 a 15. O time verde e amarelo chegou a estar ganhando por 17 a 16, em gol de João Pedro, mas parou de novo. O Chile retomou a vantagem em 19 a 18, e o Brasil tornou a empatar com João Pedro, em 19 a 19.
Num jogo de muitos erros de ambas as equipes, acabavam saindo muitos gols porque as defesas falhavam demais, apesar de a pequena torcida brasileira no Lusail Hall gritar 'Defesa, defesa', quando o Chile atacava. O jogo estava em aberto, não pelo alto nível, mas pelos erros. Um dos donos da noite, João Pedro converteu e repôs a seleção brasileira à frente, em 20 a 19, com 12 minutos. Entretanto, com 18 minutos pela frente, tudo podia acontecer, como o golaço de Gustavo Japa, aos 13 minutos, abrindo pela primeira vez uma diferença de dois pontos pró-Brasil: 21 a 19. Ainda sob tensão e errando muito, o Brasil só conseguiu se impor realmente nos últimos dez minutos, graças à subida de desempenho de Thiagus e à providencial entrada de João Pedro, eleito o craque do confronto. Autor de 5 gols, o camisa 4 era letal nos arremessos, e com isso ajudava a seleção a se desgarrar no marcador. A torcida brasileira e o próprio time só respiraram aliviados, mesmo, quando Valadão balançou as redes aos 23 da segunda etapa: 26 a 22. Enquanto a torcida do Qatar, que havia chegado no intervalo para a partida contra a Bielorrússia, já fazia muito barulho e tocava "Aquarela do Brasil", em quadra o Brasil carimbava seu passaporte para as oitavas de final: 30 a 22.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui