ESPECIAL BRASILEIRÃO: Cruzeiro sobra e conquista bicampeonato, times do Rio fazem feio, Palmeiras passa sufoco e baianos caem - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO: Cruzeiro sobra e conquista bicampeonato, times do Rio fazem feio, Palmeiras passa sufoco e baianos caem

Campinas, SP, 31 (AFI) - Muitos podem reclamar do baixo nível do Brasileirão, pequena média de público nos estádios, dos clubes falidos e da escassez de craques, mas, no que se refere à emoção, o Brasileirão teve de sobra. O Cruzeiro sobrou mais uma vez em 2014 e sagrou-se bicampeão, os clubes do Rio de Janeiro fizeram feio, o Palmeiras só escapou de um terceiro rebaixamento à Série B de sua história na última rodada e houve algumas surpresas.
A Raposa seguiu a receita do ano passado, mantendo a base e se reforçando ainda mais e, liderados por Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart novamente, conquistaram o bicampeonato da competição com sobras, mais precisamente na 36ª rodada, quando bateu o Goiás no Mineirão por 2 a 1. Jogando um futebol vistoso, de toque de bola rápido e muita movimentação no ataque, a Raposa não deu chances aos adversários.
Assim como no ano passado, a dupla Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart foi responsável por mais da metade dos gols no campeonato. O que mudou nesta edição foi o fato de Goulart ter se destacado mais, uma vez que marcou 15 gols e foi eleito o craque do Brasileirão de 2014, prêmio conquistado por Ribeiro no ano passado. Quem também mereceu destaque foram os jovens Mike e Lucas Silva - o último despertou interesse do Real Madrid -, e o atacante boliviano Marcelo Moreno, que reencontrou seu futebol e foi o artilheiro da Raposa na competição com 16 gols.QUE FEIO...
O Campeonato Brasileiro de 2014 para os times do Rio pode ser considerado ainda pior que o do ano passado para os clubes do Rio de Janeiro. Em 2013, o Vasco foi rebaixado à Série B - o Fluminense também terminou a competição no Z4 e só não disputou a Série B neste ano porque a Portuguesa foi punida em uma decisão polêmica do STJD por ter escalado o meia Héverton de forma irregular -, mas Botafogo e Flamengo salvaram o ano dos cariocas conseguindo vaga na Libertadores.
Neste ano, a história foi diferente. O Flamengo começou a competição de forma desastrosa, amargando a lanterna em boa parte do início do torneio. As perspectivas eram as piores possíveis, mas o Rubro-negro conseguiu se recuperar depois na volta da Copa do Mundo. A diretoria tomou uma decisão arriscada e apostou em Luxemburgo. O treinador, flamenguista declarado, conseguiu dar um padrão de jogo ao time, que saiu da lanterna rapidamente, foi subindo aos poucos e terminou a competição na 10ª posição, como o segundo melhor carioca, atrás apenas do Fluminense.O Flu, aliás, terminou na 6ª colocação e brigou por vaga à Libertadores até o final do campeonato. Daí pode suscitar a pergunta: mas como o Fluminense fez feio no Brasileirão? O Tricolor das Laranjeiras fez feio porque, com o elenco que tinha, uma vaga na Libertadores, ao menos, era tida como obrigação. Um time que tem CavalierI, Carlinhos, Cícero, Conca, Wagner, Walter, Sóbis e Fred não pode se contentar com o 6º lugar.
Mas o torcedor do Flu pelo menos pode comemorar por não estar na pele do botafoguense. A má gestão do clube refletiu diretamente nas atuações dentro de campo, e o Botafogo fez um péssimo campeonato brasileiro, terminando na vice-lanterna, com pífios 34 pontos, o que lhe rendeu o segundo rebaixamento de sua história para a Série B. DRAMA PALMEIRENSE
Em 2014, o sofredor torcedor palmeirense passou por mais um temporada de dramas, tristezas, e, no fim, alívio. Em pleno ano de centenário, a diretoria alviverde, mais uma vez, cometeu uma série de equívocos, o que fez com o time, extremamente limitado, brigasse mais uma vez contra o rebaixamento.
O começo do campeonato, antes da parada para a Copa do Mundo, até que não foi tão ruim. Mesmo com a saída do artilheiro do time Alan Kardec, até então, para o rival São Paulo, em uma negociação muito mal conduzida pelo presidente Paulo Nobre e pelo diretor de futebol José Carlos Brunoro, que revoltou os torcedores alviverdes, o Verdão ainda conseguia se equilibrar, fazendo boas partidas.
Mas, durante a pausa para a Copa do Mundo, a diretoria resolveu fazer uma espécie de reformulação no elenco, vendendo e emprestando alguns jogadores e contratando jogadores argentinos a pedido do novo treinador Ricardo Gareca. A intenção de trazer um técnico estrangeiro, com novas ideias e conceitos, até seria válida e poderia render frutos ao Verdão se não fosse com a competição já rolando. O argentino não se adaptou no comando alviverde e levou o time à lanterna da competição, amargando a incrível série de 10 jogos sem vencer.Dorival Júnior chegou para substituir Gareca e o time mostrou alguns lampejos de bom futebol, como quando empatou com o líder Cruzeiro, no Mineirão, o clássico contra o Corinthians, e nas vitórias sobre Botafogo e Grêmio - a última de virada. No entanto, o time ficou marcado mesmo pela irregularidade e, no final da competição, quando todos achavam que o Palmeiras já havia se livrado do rebaixamento, o Verdão perde quatro seguidas e cai para a 16ª posição, tendo que vencer seu jogo na última rodada para escapar de mais um rebaixamento.
Para alívio dos torcedores alviverdes, havia times piores, que realmente se esforçaram mais que o Palmeiras para jogar a Série B em 2015. O Verdão apenas empatou em 1 a 1 o último jogo contra o Atlético-PR mas não caiu pela incompetência do Vitória, que perdeu em casa, no Barradão, para o Santos. No final, um misto de alívio e angústia e o Palmeiras escapou do rebaixamento com 40 pontos, a menor pontuação de um time que se manteve na Série A na história dos pontos corridos.
LONGE DO IDEAL, MAS MELHORA NA MÉDIA DE PÚBLICO
O Campeonato Brasileiro da Série A 2014 terminou com uma média de público pagante 10,7% maior que a de 2013: 16.555 torcedores por jogo. Sem dúvida, uma boa notícia, especialmente se levarmos em consideração ter sido um ano de Copa do Mundo.
Tivemos em 2013 um total de 5.681.380 pagantes nos 380 jogos do campeonato.Esse número passou para 6.290.900 em 2014.A diferença, portanto, foi de 609.520 torcedores pagantes a mais.
Está longe do ideal ainda visto que, considerando o ano de 2013, nosso principal campeonato foi o 15º colocado no ranking das competições com maiores médias de público. Levando em consideração a média de 2014 nesse mesmo ranking, passaríamos para a 13ª posição, subindo duas posições e desbancando a segunda divisão inglesa, mas ainda muito longe, para ficar na nossa realidade, dos nossos vizinhos argentinos e do México, que têm, a 7ª e a 5ª maiores médias de público do mundo, respectivamente.
G4:
Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Corinthians.

Rebaixados à Série B:
Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma.

Agencia Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui