Crise financeira deixa times de Patos fora do Paraibano por dois anos - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Crise financeira deixa times de Patos fora do Paraibano por dois anos

O calendário não era favorável, a crise financeira assolava os dois clubes e a única opção foi desistir do Campeonato Paraibano de 2014. E assim, a principal cidade do sertão ficou sem representantes na competição por pelo menos duas temporadas: a deste ano e a do próximo. Por causa da desistência, Nacional e Esporte de Patos terão que recomeçar da segunda divisão e tentar o acesso para voltar a elite do futebol do Estado.
Treze 1 x 0 Nacional de Patos, Presidente Vargas, Paraíba, Campina Grande (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba) 
Nacional participou pela última vez do Paraibano em 2013 
(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
A decisão de ficar de fora do Paraibano fez com que os dois conseguissem sanar as dívidas e ensaiarem um planejamento para voltar a competir. Entretanto, eles deixaram torcedores órfãos e decretaram o fim do departamento de esportes de duas rádios locais: a Espinharas e a Itatiunga.
Como as transmissões acabaram não tinha como manter o pessoal do esporte. Eles iam cobrir o quê?"
Amberg Leitão, ex-coordenador da Rádio Espinharas
O antigo coordenador do departamento da Rádio Espinharas, Amberg Leitão, contou que sem os jogos para transmitir, as rádios tiveram que demitir os jornalistas que cobriam os times.
- Como as transmissões acabaram não tinha como manter o pessoal do esporte. Eles iam cobrir o quê? Uma parte foi embora de Patos. Eduardo Rabelo, que era o nosso repórter foi para Santa Cruz no Pernambuco, e Clodoaldo Medeiros, que era o narrador, foi para Catolé do Rocha. Hoje, ele é secretário de Esportes lá - contou Amberg Leitão.

Apesar de sentir falta de ver o time jogando, o torcedor do Esporte, Estevam Neto apoiou a decisão do clube, mas não gostou de saber que o time vai ter que disputar a segunda divisão para voltar. O detalhe é que o Esporte foi campeão da Segundona em 2013, conquistou o acesso e nem chegou a participar da elite do futebol paraibano. Agora vai ter que repetir o feito, se quiser jogar o estadual de 2016.
- A maioria da torcida apoiou porque as taxas eram altas e o calendário não favorecia o time. Inclusive, teve enquete nas rádios locais para saber o que queríamos. O que deixou a torcida revoltada foi saber que vamos ter que fazer tudo de novo, disputar a segunda divisão de novo para conquistar uma vaga que já conquistamos - declarou Estevam.
esporte de patos campeão 2ª divisão do paraibano (Foto: Damião Lucena / Globoesporte.com/pb) 
Esporte de Patos foi campeão da 
2ª divisão do Paraibano em 2013 
(Foto: Damião Lucena / Globoesporte.com/pb)
O torcedor ainda contou que sem as partidas de Nacional e Esporte, o Estádio José Cavalcanti recebeu partidas de campeonatos amadores.
Além desses, ainda recebeu partidas da segunda divisão. O Sabugy de Santa Luzia e o Internacional de Teixeira, que faziam parte da chave do sertão, jogaram no estádio. No entanto, ele revelou que os jogos não tiveram repercussão na cidade.
A volta por cima
Apesar de todos os problemas, os dirigentes dos dois times asseguraram que eles vão voltar a disputar campeonatos profissionais no próximo ano. Além disso, eles esperam dar estrutura aos dois times com centros de treinamentos e investimentos na base.
No caso do Esporte de Patos, o presidente Marcos César Siqueira assegurou que o CT ficará pronto em julho e vai custar em torno de R$ 1 milhão. Ele informou que isto vai acontecer devido a permuta com a Moreira Construção, que ficou com um terreno do clube no centro da cidade sertaneja, para construir fora dela o Centro.
Marcos quer treinar para os jogos da segunda divisão do próximo ano já no CT do Esporte de Patos. Ele acredita que o time tem grandes chances de conquistar o acesso. Principalmente porque quitou todas as dívidas do clube.
- Com certeza vamos disputar o paraibano da segunda divisão. Fomos campeões da segunda em 2013 e por causa de problemas financeiros não conseguimos disputar o Paraibano deste ano, mas foi a decisão mais acertada que tivemos porque conseguimos pagar todas as nossas dívidas. Foi melhor do que fez o Auto Esporte, que chegou a semifinal, mas está atolado em contas - declarou Marcos César Siqueira.
Enquanto isso, o Nacional tem um projeto também de estruturação, mas não sabe quando vai poder construir o seu CT. Mas, também acredita que teria se atolado em dívidas se não tivesse desistido do campeonato estadual. O objetivo agora, segundo o presidente Nildo Pereira é investir na base e terminar pagar a dívida com antigos jogadores, que se encontra em torno de R$ 10 mil. 
- Nós acabamos de ser campeão sub-15 e acreditamos que o caminho é investir em jogadores de base. Pretendemos disputar a segunda divisão do Paraibano do próximo com um time formado 90% por atletas da base e trazer uns quatro jogadores de fora - revelou.

Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui