Primeiro dia de inscrição para eleição da FPF tem dedo na cara e bate-boca - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Primeiro dia de inscrição para eleição da FPF tem dedo na cara e bate-boca



Empurra-empurra, confusão e bate-boca áspero marcaram nesta terça-feira o primeiro dia de inscrições de chapas para a eleição da Federação Paraibana de Futebol. Os candidatos acamparam na sede da FPF desde a tarde de ontem e exatamente às 13h (horário marcado para o início do prazo) começou a correria entre os postulantes ao cargo para serem os primeiros a se inscreverem. Uma multidão de políticos, candidatos, aliados das chapas e seguranças de um dos candidatos, amontoados numa mesma sala, tornou um ambiente ainda mais tumultuado.
O clima tenso chegou ao ápice no momento em que o candidato Coriolano Coutinho, irmão do governador paraibano Ricardo Coutinho, registrava sua candidatura (a segunda a fazer isto). A confusão se deu porque Coriolano não estava com o requerimento de inscrição em mãos. Ele ficou sentado diante da comissão eleitoral do pleito, enquanto que Nosman Barreiro, candidato a vice-presidente de outra chapa, começou a requerer o direito de se inscrever primeiro.
Foi quando o clima esquentou. Nosman é aliado da ex-presidente Rosilene Gomes, que foi afastada do cargo em abril pela 8ª Vara Cível de João Pessoa. Ela não será candidata, mas promete fazer campanha para uma das chapas. E estava representada no local por um de seus filhos, Sandro Gomes. Ele começou a se exaltar, criticando Coriolano, e foi repelido por seguranças particulares do irmão do governador.
De repente, um assessor do candidato finalmente chegou com o requerimento e a confusão só se tornou mais tensa, iniciando-se a fase dosa empurrões e dos dedos em riste.
Após Coriolano registrar sua candidatura, foi a vez do candidato Amadeu Rodrigues se inscrever para concorrer às eleições da FPF. Porém, ele preferiu adiar a inscrição e realizá-la até o dia 1º de dezembro, quando se encerra o prazo. Desta maneira, apenas duas chapas já se inscreveram: a de João Máximo, com Ruy Galdino como vice-presidente; e a de Coriolano Coutinho, com Ariano Wanderley como vice.
Toda a pressa das chapas acontece porque uma cláusula do regimento interno da Federação manda que as chapas inscritas confirmem no ato do registro o apoio de 10 votos válidos (algumas entidades têm direito a dois votos e eles podem dar dois apoios). E um voto só pode apoiar uma única chapa, sob pena de ter a candidatura impugnada aquela que repetir apoios. O medo, portanto, é que eventuais aliados mudem de lado de última hora.
Esta é a primeira eleição com disputa de chapa após 25 anos. E a disputa da FPF está tão movimentada que vários políticos estão participando diretamente do pleito. Além do irmão do governador, o candidato Amadeu Rodrigues é ex-vereador de João Pessoa. O vereador Zezinho Botafogo e Dinho são outros dois que estão como apoiadores, com o segundo inclusive se envolvendo na confusão desta tarde.

Confusão começou cedo

A confusão na FPF não se resumiu ao momento das inscrições de chapas. Acampados desde ontem na frente da entidade, o dia amanheceu com representantes de cada uma das chapas na porta do prédio. E o primeiro tumulto aconteceu quando o representante de João Máximo, que era o primeiro da fila, teria saído para tomar café da manhã. Assim, o representante de Coriolano tomou o primeiro lugar na fila e disse que dali não saía.
Houve um bate-boca entre os dois e já ali demonstravam que o dia seria tenso. Mas ao menos neste ponto, os cabeças das chapas colocaram panos quentes no conflito e mantiveram a ordem original da fila.

Quando a inscrição começou, a primeira registrada foi a de João Máximo. O candidato registrou o apoio de dez votantes, o mínimo necessário para concorrer ao cargo. Dentre os clubes destaca-se a presença do Internacional de Teixeira, que disputou o triangular final da 2ª divisão do Paraibano.
Já a segunda chapa foi a de Coriolano Coutinho. O candidato registrou o apoio de 36 votos, dentre eles destacam-se Botafogo-PB, Sousa, Atlético de Cajazeiras e outras agremiações da primeira divisão. O Internacional, que também constou na lista de João Máximo, também apareceu na relação de Coriolano. E isto gerou mais confusão.


FOTO: LARISSA KEREN 
SITE PRE TEMPORADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui