Holanda busca vitória inédita sobre a Austrália para ficar com vaga na mão - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Holanda busca vitória inédita sobre a Austrália para ficar com vaga na mão


AUSTRÁLIA X HOLANDA Ficha Apresentação  (Foto: Infoesporte)
Vice-campeã mundial em 2010, a Holanda chegou ao Brasil cotada como uma contestada segunda força do grupo B, mas a goleada por 5 a 1 sobre a Espanha na estreia mudou seu status. Agora, o time de Louis van Gaal é temido e pode ser o primeiro da Copa do Mundo a se classificar para as oitavas de final, se vencer a Austrália nesta quarta-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, e a Roja tropeçar diante do Chile. Superar o time da Oceania pode parecer tarefa fácil para quem não tomou conhecimento dos atuais campeões do mundo, mas a estatística diz o contrário: os holandeses jamais venceram os australianos.
Os dois países se enfrentaram em três oportunidades, todas elas na última década. O primeiro duelo entre as equipes foi como preparação para a Copa da Alemanha em 2006 e terminou com o placar de 1 a 1 em Rotterdam, na Holanda. Dois anos depois, a Austrália conseguiu surpreender novamente na casa do adversário, desta vez com vitória de virada por 2 a 1 em Eindhoven. O último confronto foi o primeiro realizado no país da Oceania e terminou em mais um empate, agora sem gols, em Sidney. Pela Copa do Mundo, o duelo é inédito, uma vez que os holandeses jamais enfrentaram uma equipe da Oceania na competição. Apesar de tratar-se de um retrospecto recente e não muito amplo, o assunto foi abordado nas entrevistas antes do confronto. 
- Nós nunca vencemos contra a Austrália. Pode ser difícil especialmente depois da vitória por 5 a 1, todo mundo vai colocar uma pressão grande. Mas sabemos como jogar contra eles - disse o meia Wesley Sneijder, um dos astros holandeses.
Já o técnico Ange Postecoglou, que negou que sua equipe vá focar exclusivamente na defesa, preferiu tirar o peso das estatísticas favoráveis - até mesmo porque os australianos só venceram seleções europeias uma vez em seis jogos na história das Copas do Mundo: 2 a 1 diante da Sérvia em 2010.
- O que aconteceu no passado foi fantástico, mas será difícil amanhã. Se a Holanda ganhar, se classifica, e se nós perdermos, é o fim. As duas equipe estão motivadas e, por isso, será um grande jogo - apontou.
De fato, enquanto os holandeses jogam pela vaga, os australianos entram em campo pensando na sobrevivência. A derrota pode sacramentar a eliminação - exceto em caso de vitória espanhola sobre os chilenos - e o empate obriga a conquista dos três pontos sobre a Roja. A despedida precoce do Mundial não seria fato inédito, já que, em quatro participações, a Austrália avançou às oitavas de final em apenas uma, em 2006. Por isso, o time quer fazer diferente, até mesmo para não frustrar os mais de 14 mil torcedores que devem estar no Beira-Rio apoiando os Socceroos.
Com torcida menos chamativa na cidade, pelo menos nos últimos dias, a Holanda terá na torcida sua família Real: o rei Willem Alexander e a rainha Máxima Zorreguieta estarão no estádio para acompanhar a exibição da equipe que carrega na camisa as cores da realeza. Serão os terceiros chefes de estado a passarem pela capital gaúcha no Mundial. O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, e a ministra dos Esportes da França, Najat Vallaud-Belkacem, estiveram na cidade na primeira rodada.
A escalação da Holanda que vai entrar em campo ainda é um mistério, embora a dúvida seja a princípio só entre dois jogadores: o zagueiro Vlaar e o atacante Lens. Porém, não seria uma alteração simples, e sim algo que mudaria todo o esquema tático. Com mais um homem de frente, o time seria formado num 4-3-3 e abandonaria o 5-3-2 que goleou a Espanha. Van Gaal testou esse novo esquema no último e único treino aberto da semana, o que pode ser uma pista ou só um blefe para confundir o adversário.
Na Austrália, Ange Postecoglou tem duas baixas por lesão e precisará fazer alterações com relação ao time que enfrentou o Chile. O lateral-direito Ivan Franjic sofreu uma lesão no tendão do músculo isquiotibial da coxa esquerda e não tem mais condições de atuar na Copa do Mundo, dando lugar a Ryan McGowan. No meio-campo, Mark Milligan, com lesão na coxa esquerda, não poderá enfrentar os holandeses e pode dar lugar a Matthew McKay, embora o treinador tenha preferido não divulgar o nome do substituto. As opções são James Holland, Massimo Luongo e Oliver Bozanic.
O duelo também reserva uma disputa entre dois dos goleiros titulares menos experientes por suas seleções nesta Copa. Cillesen só disputou nove jogos pela Holanda até agora, enquanto o australiano Ryan defendeu as cores da Austrália só oito vezes. A dupla ainda fica atrás de Haghighi, que tem apenas sete partidas pelo Irã, segundo dados da Fifa.

Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui