COPA DO MUNDO: Problemas no Brasil podem fazer Fifa mudar planejamento para a Rússia - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 27 de março de 2014

COPA DO MUNDO: Problemas no Brasil podem fazer Fifa mudar planejamento para a Rússia


Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com) 
Apesar da confiança de que tudo ficará pronto, Valcke reclamou do impasse sobre as estruturas temporárias no Brasil. Arena Corinthians é um dos estádios com problemas neste item (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)
A 77 dias da abertura da Copa do Mundo, a Fifa já enfrentou diversos tipos de problemas com atrasos e prazos. Foi assim com os seis estádios da Copa das Confederações – em sua maioria concluídos às vésperas do torneio – e está sendo assim para a Mundial. Das 12 arenas da Copa, apenas Mineirão e Castelão foram entregues dentro do prazo inicial. 

Além dos atrasos nas obras, uma nova questão surgiu nos três estádios privados da Copa do Mundo (Arena Corinthians, Beira-Rio e Arena da Baixada): as estruturas temporárias. Os clubes - proprietários dos estádios – não admitem arcar com os custos de equipamentos necessários somente para os torneios (áreas de imprensa, tecnologia e segurança privada), apesar de terem assinado o compromisso quando se colocaram à disposição para receber os jogos.  Os constantes impasses em relação ao assunto devem fazer com que a Fifa mude o cenário para as próximas Copas, começando pela Rússia, em 2018.

- Esse foi um grande problema que enfrentamos no Brasil. Essas responsabilidades (estruturas temporárias) são conhecidas há muito tempo. Todas as cidades-sedes assinaram os documentos. Vamos descobrir um jeito diferente de trabalhar no Rússia, que também terá 12 sedes. Na Rússia esse problema deverá ser minimizado, uma vez que teremos apenas um estádio privado. Os demais são todos do governo. Estádios privados não querem pagar por estruturas temporárias. Temos que achar um outro jeito daqui para frente – disse Jérôme Valcke, após reunião com membros do governo federal e do Comitê Organizador Local (COL), nesta quinta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Às vésperas da Copa do Mundo, Valcke reconheceu que os muitos atrasos não eram esperados e que, de alguma forma, podem comprometer para a Copa do Mundo. Apesar de tudo, o secretário-geral da Fifa  disse que todos se uniram e estão correndo atrás do tempo perdido para entregar tudo em perfeitas condições. Mesmo assim, reconhece que o Brasil não pode servir de exemplo para as próximas competições. 

- Nunca direi que tudo está ok, pois outros países dirão: “Por que temos que entregar os estádios seis meses antes, se no Brasil entregaram 15 dias antes da Copa?”. Não foi o ideal, mas estamos encarando os desafios e trabalhando muito para termos as 12 cidades-sede no Mundial.

Por fim, Jérôme Valcke reiterou que a decisão de manter Curitiba na Copa do Mundo foi acertada. O dirigente, no entanto, afirmou que a Copa do Mundo não está livre de problemas, principalmente por conta da falta de testes suficientes nos estádios antes do Mundial.

- Sempre que falo alguma coisa, vocês já reclamam de mim. Imaginem se eu tirasse Curitiba da Copa. Eu seria considerado a pior pessoa do mundo (risos). Quando uma cidade é aprovada para receber jogos da Copa do Mundo, só uma catástrofe tira essa cidade do torneio. Mas para se ter uma Copa, são necessários estádios. Curitiba deu problema, mas hoje está correndo tudo bem. São coisas que podem acontecer. É um desafio. Não ficamos em Zurique com um mapa dizendo que tal cidade está dentro e a outra está fora. É um trabalho de equipe. É claro que estamos atrasados. Temos desafios, muito trabalho e corremos alguns riscos por falta de testes. 

Após uma semana em reuniões no Rio de Janeiro, Jérôme Valcke retorna ao Brasil no final de abril para visitar cidades e estádios da Copa do Mundo.

Globoesporte.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui