Obras nos estádios da Copa de 2014 já causaram morte de oito operários - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

domingo, 30 de março de 2014

Obras nos estádios da Copa de 2014 já causaram morte de oito operários

Uma estatística que, infelizmente, segue aumentando. A pouco mais de dois meses do início da Copa do Mundo de 2014, não são todos os estádios que estão prontos. Para complicar ainda mais, outra morte foi registrada nas obras para o torneio que terá início em 12 de junho. Pela terceira vez, o incidente foi registrado na Arena Corinthians, onde será realizada a abertura do torneio, com o jogo entre Brasil e Croácia.. A vítima, Fabio Hamilton da Cruz, morreu na tarde do último sábado, no hospital Santa Catarina, horas após sofrer cair de uma altura de oito metros quando participava da obra de instalação das arquibancadas provisórias. No total, oito operários já perderam a vida nos palcos do próximo Mundial.
O número é quatro vezes maior do que o registrado no período que antecedeu o torneio de 2010, realizado na África do Sul e que terminou com a Espanha como grande campeã. No dia 15 de agosto de 2008, Dumisani Koyi, de 28 anos, não resistiu ao ser atingido por uma laje de concreto durante a construção do estádio Peter Mokaba, na cidade de Polokwane. Pouco depois, no dia 15 de janeiro de 2009, Sivuyele Ntlongotya, de 26 anos, morreu ao ser atropelado por um caminhão dentro do canteiro de obras do estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Dez estádios sediaram jogos no continente africano. No Brasil, serão 12 arenas.
A Arena Corinthians ainda foi palco da morte de dois funcionários no dia 27 de novembro do ano passado. Na ocasião, três estruturas metálicas caíram na parte de trás do estádio em construção, causando a morte de Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, e Ronaldo Oliveira dos Santos, de 44. As estruturas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O acidente atrasou as obras, que agora só devem ser finalizadas entre o fim de abril e o começo de maio.
Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Isabella Pina) 
A Arena Amazonas, em Manaus, foi palco da morte de quatro operários durante a sua construção (Foto: Isabella Pina)
O primeiro óbito nas construções dos estádios para a Copa foi registrada em junho de 2012, quando José Afonso de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, despencou de altura de 30 metros no estádio Mané Garrincha. O maior número de mortes, quatro, ocorreu na Arena da Amazônia, em Manaus. Em março do ano passado, Raimundo Nonato Lima Costa, de 49 anos, não sobreviveu após cair de uma laje. Em outra queda, ocorrida em 14 de dezembro, a vítima foi Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos.
No mesmo dia, José Antônio Nascimento Souza, de 50 anos, sofreu um mal súbito enquanto trabalhava na obra do Centro de Convenções do Amazonas, que faz parte do complexo construído para a competição. A última morte foi do português Antônio José Pita Martins, de 55 anos, que sofreu um acidente durante a desmontagem de um guindaste.
A lista de fatalidades nas construções dos estádios brasileiros fica ainda maior quando incluídas novas arenas que não estarão na Copa. Em janeiro deste ano, um funcionário que trabalhava na manutenção do sistema de iluminação da Arena do Grêmio morreu eletrocutado. Em abril, um operário foi atingido por uma viga e também morreu na construção da Arena Palmeiras.

Globoesporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui