Site de São Paulo acusa Presidente da Federação Paulista de abandonar os clubes - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Site de São Paulo acusa Presidente da Federação Paulista de abandonar os clubes


Preocupado apenas em assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima eleição, Marco Polo Del Nero esqueceu que ainda é o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). O reflexo do abandono da entidade está nas péssimas campanhas realizadas pelos clubes paulistas nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro.
Sem apoio nenhum da FPF e de Marco Polo Del Nero, o Estado de São Paulo corre o risco de ter apenas os quatro grandes na elite do Brasileirão em 2014, já que o Palmeiras conquistou o acesso. Por outro lado, a Ponte Preta está virtualmente rebaixada para a Série B e a Portuguesa, apesar de depender apenas de suas próprias forças, também corre risco de cair. No entanto, nem mesmo Corinthians, São Paulo e Santos fizeram boas campanhas neste ano.
O paulista melhor colocado no Brasileirão é o Santos, que aparece na oitava colocação, seguido por São Paulo (9º) e Corinthians (10º). Faltando duas rodadas para o fim do campeonato, os três apenas cumprirão tabela nesses próximos jogos, pois não correm risco de rebaixamento e também não têm mais chances de conquistarem uma vaga na Copa Libertadores. No ano que vem, o Estado corre o risco de não ter nenhum representante na principal competição sul-americana.
Ponte Preta é o único que têm chance de garantir vaga na Libertadores de 2014. Está na final da Copa Sul-Americana e se for campeã se classifica para a pré-Libertadores.
Outras divisões!
Se na elite o apoio já não existe, o que os clubes que disputam as outras divisões do Campeonato Brasileiro podem esperar de Marco Polo Del Nero. Na Série B, o São Caetano teve seu rebaixamento decretado com uma rodada de antecedência e ainda pode receber a companhia do Guaratinguetá, que faz um confronto direto contra o Atlético-GO na última rodada. Os paulistas precisam de um simpes empate, mas terão pela frente um time que conta com apoio da Federação Goiana de Futebol (FGF).

Tirando o Palmeiras, que conseguiu o acesso e o título da Série B de forma tranquila, os outros clubes paulistas passaram sufoco e só conseguiram escapar do rebaixamento nas últimas rodadas. O Oeste está na 15ª colocação e apenas cumpre tabela, assim como o Bragantino, 12º colocado.
A Série C de 2013 também precisa ser esquecida pelos três representantes paulistas. Apesar de sua tradição, o Guarani vem passando por sérios problemas financeiros e, sem a ajuda da FPF, se viu obrigado a montar um elenco limitado e que terminou apenas na sexta colocação do Grupo B, conseguindo ficar de fora das quartas de finais. O mesmo aconteceu com o Mogi Mirim, que ficou na quinta posição. A pior situação é a do Grêmio Barueri, lanterna e rebaixado para a Série D.
Por falar em Série D, mais um desempenho abaixo da crítica dos paulistas. O Botafogo por muito pouco não ficou na lanterna do Grupo A8, assim como a Penapolense no Grupo A7. Já o Santo André ainda evitou um vexame ainda maior ao se classificar para as oitavas de finais, mas seria eliminado logo depois pelo Metropolitano.
Exemplos a serem seguidos
Ao invés de se preocupar apenas com o próprio umbigo, Marco Polo Del Nero deveria utilizar de exemplo presidentes das federações de Goiânia, Pernambuco e Santa Catarina, que ajudaram os clubes e colocaram os Estados em evidência no cenário nacional.

André Pitta(Presidente da FGV)


Sob a presidência de André Pitta, a Federação Goiana de Futebol (FGF) contribuiu para o sucesso do Goiás no Brasileirão - está brigando pela Libertadores - e do Vila Nova - subiu para a Série B do Brasileiro. Além disso, a entidade não vem medindo esforços para ajudar o "quebrado" Atlético-GO a escapar do rebaixamento à Série C.
Já a Federação Catarinense de Futebol (FCF), presidida por Delfim Peixoto, "levou" a Chapecoense de forma inédita para a elite do Campeonato Brasileiro, inclusive conquistando o vice na Série B, e o Verdão do Oeste ainda pode ter a companhia do Figueirense, que depende apenas de suas próprias forças na última rodada para conquistar o acesso. O Criciúma lutou e tem tudo para escapar do rebaixamento. Assim, o estado de Santa Catarina teria quatro representantes na elite.
Outro exemplo a ser seguido por Marco Polo Del Nero é o de Evandro Barros de Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O rebaixamento desastroso do Náutico foi ofuscado pelas grandes campanhas realizadas por Sport, Santa Cruz e Salgueiro. O Leão garantiu o acesso à elite com uma rodada de antecedência e o Tricolor, garantido na Série B do ano que vem, briga pelo título da Série C com o Sampaio Corrêa. Quem também não decepcionou foi o Salgueiro, que subiu na Série D.
 
Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui