Fifa adia segundo período de venda de ingressos da Copa do Mundo 2014 por causa de auditoria do governo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fifa adia segundo período de venda de ingressos da Copa do Mundo 2014 por causa de auditoria do governo

GENEBRA - A Fifa adia o sorteio e a venda de ingressos para a Copa do Mundo depois que o governo brasileiro exigiu auditar o sistema usado pela entidade máxima do futebol para distribuir as entradas. A decisão pela fiscalização e a necessidade de adiar o processo causaram constrangimentos dentro da Fifa e abriram uma nova crise entre a entidade e o governo brasileiro. Mais de 6,2 milhões de entradas foram solicitadas na primeira fase dos pedidos para a Copa. Mas a Fifa só pôde começar nesta segunda o sorteio daqueles que poderão ter o direito de comprar novas entradas. "Para garantir que as autoridades brasileiras estejam envolvidas na supervisão do procedimento para alocação dos ingressos, a Fifa teve de adiar o sorteio, que apenas começará nesta terça", indicou a entidade num comunicado.

Fifa anunciou medida em comunicado oficial - Dilvulgação Fifa
Dilvulgação Fifa
Fifa anunciou medida em comunicado oficial
A "acomodação das autoridades brasileiras" foi a forma diplomática que a Fifa encontrou para descrever a exigência feita pelo governo brasileiro que, há dois dias, criou uma nova polêmica com a entidade ao exigir uma fiscalização. Um acordo entre a Caixa Econômica Federal e o governo foi fechado na segunda-feira, exigindo a auditoria. O entendimento foi anunciado dois dias antes de o Procon-RJ entrar com ação coletiva contra a Fifa, pedindo esclarecimentos sobre como seria o sistema de sorteio dos ingressos.
O órgão alegava que os torcedores não foram informados de forma adequada sobre como se dará o processo. Por causa desse atraso nos esclarecimentos, a Fifa não poderá informar aos torcedores que pediram entradas se suas solicitações foram atendidas dentro da data estabelecida. O prazo para dar uma resposta era dia 4 de novembro. Agora, o torcedor que fez seu pedido terá de esperar até o dia 10 para saber se foi premiado. A Fifa também anunciou que a próxima fase da venda de entradas planejada para começar dia 5 de novembro foi adiado para 11 do mesmo mês.
O sorteio dos ingressos está sendo feito na cidade de Manchester, na presença do Ministério dos Esportes, de um tabelião e da Caixa Econômica Federal. A primeira parte dessa fase envolve o sorteio daqueles que fazem parte do grupo de torcedores beneficiados pela Lei Geral da Copa: idosos, estudantes e pessoas inscritas no Bolsa Família. "Na parte inicial do sorteio, todos os pedidos feitos por solicitantes com direito a acesso prioritário de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 - ou seja, pessoas idosas, estudantes e beneficiários do Bolsa Família - serão sorteados com vistas aos mais de 300 mil ingressos da categoria 4 reservados a essas pessoas", indicou a Fifa.
Só depois do sorteio das entradas para essa classe é que os demais ingressos serão vendidos. Cerca de mil sorteios ocorrerão, num processo que poderá levar mais de 24 horas. No total, um milhão de entradas serão distribuídas nessa primeira fase e os beneficiados receberão um email ou SMS para informar que foram sorteados. A segunda fase termina no dia 28 de novembro.
COMUNICADO DA FIFAA fim de assegurar o envolvimento das autoridades brasileiras na supervisão dos procedimentos de atribuição de ingressos após o primeiro período de vendas, de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014, a FIFA teve de adiar o sorteio, que só começará hoje (terça-feira, 29 de outubro de 2013). Devido a esse atraso, será impossível informar todos os solicitantes de mais de 6,2 milhões de ingressos quanto ao resultado do sorteio dentro do prazo previamente comunicado, de 4 de novembro de 2013. Assim, a FIFA decidiu postergar o início do próximo período de venda da data original de 5 de novembro para a data de 11 de novembro de 2013, a partir das 12h CET (9h no horário de Brasília).
"Como no próximo período as vendas ocorrerão por ordem de pedido, é essencial para nós que todos os solicitantes de ingressos da primeira fase tenham sido informados do andamento da sua solicitação antes do reinício das vendas", explica Thierry Weil.  "Não podemos correr o risco de que um torcedor não saiba do resultado da sua solicitação antes da colocação das entradas restantes à venda. Obviamente, a nossa prioridade é garantir que cada solicitante tenha a mesma chance de sucesso." O segundo período da primeira fase de venda acabará no dia 28 de novembro às 12h CET (9h no horário de Brasília).
O sorteio eletrônico está ocorrendo em Manchester, na presença de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião. Na parte inicial do sorteio, todos os pedidos feitos por solicitantes com direito a acesso prioritário de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 — ou seja, pessoas idosas, estudantes e beneficiários do Bolsa Família — serão sorteados com vistas aos mais de 300 mil ingressos da categoria 4 reservados a essas pessoas.
Em seguida, serão distribuídos os demais ingressos da categoria 4 e os outros ingressos de todas as outras categorias, jogo a jogo. O sorteio dos carnês de seleções específicas ocorrerá a seguir. A loteria promete ser uma verdadeira maratona, com até 1.000 procedimentos individuais, podendo levar mais de 24 horas. Até 10 de novembro de 2013, todos os solicitantes saberão por e-mail ou mensagem de texto se tiveram ou não a sua solicitação efetivada. Cerca de um milhão de ingressos estão disponíveis nos dois períodos da primeira fase de venda.  Assim que o sorteio for concluído, a FIFA anunciará quantos ingressos ainda estarão disponíveis para venda entre 11 e 28 de novembro.
"Sabemos que vamos ser obrigados a decepcionar uma multidão de torcedores fervorosos, mas mesmo se tivéssemos três vezes mais ingressos ainda ficaríamos muito aquém de satisfazer os desejos de todos", acrescenta Thierry Weil. "Gostaríamos apenas de incentivar os torcedores a tentarem novamente nos outros períodos de venda."
A FIFA gostaria de aproveitar esta oportunidade para reiterar que o FIFA.com é a única plataforma de venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Qualquer ingresso de qualquer tipo que esteja sendo oferecido por outras empresas, ou em outras plataformas, não faz parte nem tem relação com o programa oficial de venda de ingressos. A FIFA não nomeou empresa alguma para representá-la na venda de ingressos para os jogos. Recomenda-se fortemente que os torcedores não comprem ingressos por meio de outros canais. 

Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui