Wanderlei Luxembuirgo assume o Fluminense e avisa que quer bater o Flamengo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Wanderlei Luxembuirgo assume o Fluminense e avisa que quer bater o Flamengo

Vanderlei Luxemburgo não perdeu tempo. Quase 24 horas depois de Abel Braga deixar o comando técnico do Fluminense, o novo treinador assumiu o clube, arregaçou as mangas e foi para o campo. O primeiro treino teve orientação ao capitão Fred, ensaio de saída de bola, aprimoramento de cobranças de falta, pênaltis e algumas jogadas ensaiadas. Depois de colocar a mão na massa, o técnico concedeu entrevista coletiva para ser apresentado nas Laranjeiras e não fugiu das perguntas nem mesmo sobre sua identificação com o rival Flamengo. Torcedor assumido e com três passagens pela Gávea no currículo, Luxa garantiu que não vai deixar de ser flamenguista. Mas avisou: agora quer bater no rival.
Coletiva Luxemburgo Fluminense (Foto: Roberto Filho)Luxemburgo sorri em sua apresentação: sem medo de falar da relação com o Fla (Foto: Roberto Filho)
- Todos nós temos um time. Cansei de ir ao estádio torcer pelo Flamengo na minha infância. Mas hoje sou profissional. O Fla é meu adversário, não meu inimigo. Em 1986 eu vivi uma situação engraçada quando trabalhei nas Laranjeiras. O presidente do Fluminense disse que no clube não entrava rubro-negro. Eu perguntei: 'Por onde saio (risos)'?. Eu não vou abrir mão de ser flamenguista e quando encerrar minha carreira vou querer ajudar o clube de alguma maneira. Mas hoje eu quero bater no Flamengo toda vez que enfrentá-lo no comando do Fluminense - avisou o treinador.

Com uma passagem interina pelo profissionais do Fluminense em 1986, Luxa já teve a experiência, embora curta, de dirigir o time principal tricolor em 13 partidas. O treinador, então comandante dos juniores, viajou com a equipe pó-de-arroz para excursão pela Europa e comandou o time contra o Manchester United, da Inglaterra, e o Bayern de Munique, da Alemanha, entre outros jogos. No total foram quatro vitórias, quatro derrotas e cinco empates. Agora ele espera reescrever a história e diminuir a rejeição por parte dos tricolores.

- A rotina de treinador é essa mesmo. A rejeição ontem era uma, hoje já diminuiu e amanhã, se vencermos, tudo melhora ainda mais. Não podemos esquecer que o Abel, mesmo com toda sua identificação com o Fluminense, foi questionado após algumas derrotas - frisou.

Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, os torcedores do Fluminense se mostraram divididos com a contratação. 50,3% se mostraram favoráveis ao nome, enquanto 49,7% foram contra. O novo técnico dividiu opiniões também na diretoria. Desejado pelo presidente da patrocinadora, Celso Barros, não ganhou a simpatia de algumas pessoas. O próprio presidente tricolor, Peter Siemsen, tinha suas restrições. O contrato vai até o fim do ano, mês em que o primeiro mandato de Siemsen se encerrado.

- A opção do contrato foi porque o mandato da diretoria termina no fim do ano. Queremos chegar à Libertadores e se posível conquistar algum título em 2013. Depois vamos conversar. No Grêmio tive esse problema. Fui contratado por um presidente e meses depois entrou uma nova diretoria - explicou.

Luxemburgo treino fluminense (Foto: Roberto Filho)Luxemburgo já comandou o treino do Fluminense
na tarde desta terça (Foto: Roberto Filho)
O desafio inicial é delicado. O treinador pega o time na zona de rebaixamento e vindo de cinco derrotas seguidas. Para afastar a crise, Luxa espera repetir o sucesso do elenco campeão brasileiro no ano passado. 
- Estou chegando para substituí-lo (Abel Braga) e dar continuidade ao trabalho de um grande técnico, um vencedor. Um grupo de muita qualidade que está vivendo um momento ruim. Mas é um time que perdeu apenas três jogos até ser campeão brasileiro em 2012. Vamos tentar reviver isso e trazer o Fluminense de volta ao espaço que ele deve estar, no topo da tabela - disse.

Um dos problemas apontados pelo treinador é o fato de a torcida ter se acostumado com títulos recentes. Em 2010 e 2012, vieram o Brasileiro. Também no ano passado, o Carioca.

- Um time que está acostumado a ganhar fica indignado com a derrota. Quem ganha muito relaxa inconscientemente. Tudo vai acontecer de forma natural. Ele vai ter que praticar ganhar. Você não ganha porque foi campeão no ano passado. Só vai ganhar se quiser ganhar. Esse é o ponto importante - afirmou.

O relacionamento com as estrelas do elenco, como Deco e Fred por exemplo, não foi visto como um caso preocupante pelo treinador. Durante sua última passagem pelo Flamengo, Luxa teve problemas na relação com Ronaldinho Gaúcho e acabou demitido depois de perder a queda de braço com o craque após farras do jogador na pré-temporada de 2012.
- Fred e Deco são estrelas porque tem essa qualidade. Não é a primeira vez que eu trabalho com estrelas. O direito de cada um termina quando começam os meus. Não vejo nenhum problema nessa relação.
Luxemburgo, fred e deco treino fluminense (Foto: Roberto Filho)Luxa orienra Deco e Fred: sem medo da relação com as estrelas do elenco tricolor (Foto: Roberto Filho)

Técnico busca volta por cima

Treinador que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (venceu cinco no total: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos), Vanderlei Luxemburgo vive um momento de baixa e busca a volta por cima na carreira. Desde 2006, só levantou taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.
Em seu último trabalho no Grêmio, os números até foram positivos. Luxa foi demitido há exatamente um mês, no dia 30 de junho, com 64,8% de aproveitamento: 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Mas foram as derrotas em momentos importantes que minaram o trabalho do treinador. Em um ano e meio, o clube foi eliminado antes da final de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da sul-americana e nas oitavas da Libertadores. A única "conquista" foi o terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e a consequente vaga na competição sul-americana.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui