Paulo Schmitt sobre ação do CSP na justiça: 'é vergonhosa para o futebol' - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paulo Schmitt sobre ação do CSP na justiça: 'é vergonhosa para o futebol'

Em tom indignado, procurador do STJD diz que clube pessoense usou de 'mentiras deslavadas' e que liminar traz instabilidade à Copa do Brasil

Paulo Schmidt, procurador-geral do STJD na CBF (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com) 
Paulo Schmitt, procurador do STJD(Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
O procurador Paulo Schmitt, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, está indignado com a ação do CSP, clube pessoense que conseguiu uma liminar na 15ª Vara Cível de João Pessoa suspendendo a partida entre Sousa e Coritiba pela Copa do Brasil de 2013. Ele diz, entre outras coisas, que o uso contínuo da justiça comum em questões desportivas é “vergonhoso para o futebol brasileiro”, um “desrespeito às regras internacionais da Fifa” e um problema que traz “insegurança e instabilidade a todo o campeonato”.
Mas ele vai além. Especificamente sobre a ação do CSP, Schmitt diz que o clube da capital paraibana usou de “mentiras deslavadas” para conquistar a liminar na justiça, e deu a entender que o juiz João Batista Barbosa foi levado ao erro.
- O CSP alegou que não foi citado no processo do Sousa que correu no STJD e que não teve direito a defesa. Isto é mentira. É absurdo. Chega a ser estarrecedor. Porque o clube não só teve direito a defesa como se fez representar no dia do julgamento por meio de advogado. Que inclusive teve direito a sustentação oral. Isto é muito grave. A magistratura com isto é levada ao equívoco – frisou.
A ação do CSP (na justiça comum) é única. Repleta de mentiras e de omissões"
Paulo Schmit, procurador do STJD
Depois, o representante do STJD ironizou alguns argumentos utilizados pelo CSP na ação judicial para justificar seu pedido de liminar.
- A ação do CSP (na justiça comum) é única. Repleta de mentiras e de omissões. E tem umas justificativas tolas. Sem sentido. A ação, por exemplo, fala em “coluio entre CBF e STJD na calada da noite para prejudicar o CSP”. Uma besteira sem sentido.
Preocupado também como os “graves precedentes” que este tipo de situação abre, o procurador do STJD disse ainda que a liminar tem potencial para prejudicar todo o campeonato.
Isto porque, sem a definição do classificado no confronto entre o dono da segunda vaga paraibana na competição (independente de quem seja) contra o Coritiba, pouco a pouco os demais cruzamentos vão sendo paralisados. O Nacional do Amazonas, por exemplo, eliminou o Águia Marabá no dia 10 de abril e já está no aguardo de quem passa deste confronto.
Paulo Schmitt destacou por fim que a justiça desportiva deveria ser a “instância final” para tratar de assuntos de futebol e lamentou que mais uma vez a Paraíba esteja no centro de conflitos na justiça comum. O procurador se referia à confusão de grandes proporções iniciada em 2012 pelo Treze, que acionou a justiça de Campina Grande por uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série C no lugar do Rio Branco do Acre e que com isto paralisou as séries C e D do Brasileirão por quase dois meses. O Treze, inclusive, jogou a Série C e até hoje briga na justiça com a CBF.
O procurador, contudo, evitou polemizar e não fez comentários específicos sobre a justiça estadual.
- Isto não representa o pensamento da sociedade paraibana – resumiu.
Liminar do CSP suspende partida entre Sousa e Coritiba pela Copa do Brasil (Foto: Jéfferson Emmanoel / Globoesporte.com/pb)Liminar do CSP suspende partida entre Sousa e Coritiba pela Copa do Brasil(Foto: Jéfferson Emmanoel / Globoesporte.com/pb)
Entenda o caso
O CSP se classificou para a Copa do Brasil ao vencer a Copa Paraíba do ano passado. O problema é que a competição estadual teve a participação de apenas três clubes, desrespeitando o Regulamento Específico de Competição da Copa do Brasil que obriga que seletivas estaduais tenham a participação mínima de quatro clubes.
Faltando dez dias da estreia do CSP na Copa do Brasil, quando inclusive o adversário já era conhecido, o Sousa entrou com a ação no STJD, que acabou sendo acatada por 6 votos a 1.
No dia da estreia sousense, contudo, o CSP deu o troco. Coritiba e Sousa ainda foram ao estádio, mas a bola não rolou. A confirmação da suspensão do jogo por parte da CBF saiu uma hora antes do momento programado para o início do jogo.
nota, cbf, copa do brasil, sousa, coritiba (Foto: Reprodução / CBF) 
Em nota, CBF só suspendeu jogo entre Sousa e Coritiba uma hora antes do seu início(Foto: Reprodução / CBF)
 
Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui