Corinthians pega Chelsea para finalizar a reconstrução e acabar com gozação - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 15 de dezembro de 2012

Corinthians pega Chelsea para finalizar a reconstrução e acabar com gozação

Campeão de quase tudo nos últimos anos, Corinthians busca o bicampeonato mundial neste domingo para, enfim, calar rivais

Muito prazer, meu nome é Corinthians e tenho 102 anos. Se antes o Timão era o clube que não tinha estádio, que via a Libertadores apenas como uma ilusão e não tinha reconhecimento internacional, agora a história é outra. A construção da arena está a todo vapor, a competição continental foi conquistada de forma invicta, e a visibilidade no exterior aumentou com a participação no Mundial de Clubes da Fifa no Japão. Agora, para encerrar esse ciclo com maestria, o Alvinegro precisa vencer o Chelsea neste domingo, às 8h30m (de Brasília, 19h30m no horário local), em Yokohama, e conquistar o bicampeonato do torneio (levou a edição de 2000, no Brasil). Mas os Blues prometem dar muito trabalho. Afinal, essa pode ser a redenção de um segundo semestre abaixo das expectativas para o campeão europeu.
O duelo entre Timão e Blues terá transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV. O GLOBOESPORTE.COM, que também mostrará a partida ao vivo, inicia a jornada em Tempo Real às 7h30m (de Brasília), com flashes ao vivo direto do Estádio Internacional de Yokohama.
Tite no treino do Corinthians Mundial (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite muda o Timão para a final: Jorge Henrique no lugar de Douglas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
- Uma emoção tomou conta do aeroporto de Guarulhos na saída do Brasil. Eu nunca vi aquilo. Foi algo significativo. Quando chegamos a Dubai, foi a mesma coisa, e também quando chegamos ao hotel no Japão. Nós não sabíamos o quanto o Corinthians é internacionalmente conhecido, admirado e acompanhado pelos seus fãs - declarou o presidente Mário Gobbi, presente em todo o processo de reconstrução do clube, que caiu para a Série B em 2007, deu a volta por cima e está a um passo do topo do mundo.
É verdade que os times do Velho Continente encaram o Mundial de Clubes da Fifa com olhos bem diferentes. Para os ingleses, no caso, seria mais um torneio na temporada, enquanto para os brasileiros é "a" competição. Desta vez, no entanto, o Chelsea parece estar vendo a competição pela ótica da América do Sul, afinal precisa se agarrar a algo para tentar aplacar o vexame de ter sido eliminado ainda na primeira fase da Liga dos Campeões deste ano.

Não há comparação, no entanto, com o que pode representar essa conquista de Mundial ao Timão. Paulista no nome e "do Brasil o mais brasileiro", como diz o hino do clube, o Corinthians pode, enfim, encerrar com a última das gozações dos seus rivais: a de que a edição de 2000, no Brasil, com vitória na final sobre o Vasco, também brasileiro, não tem a mesma legitimidade. Àquela época, o time alvinegro entrou no torneio como campeão brasileiro de 1999, não por um título de Libertadores.

Torcida Corinthians Toyota (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Milhareas torcedores do Corinthians invadiram o Japão atrás da equipe (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Porém, desde a queda para a Série B, o Corinthians tem se especializado em derrubar esses tabus. Com a Fiel colada no time, sem nunca abandonar, a diretoria adotou uma postura de continuidade do trabalho, viabilizou a construção de um estádio, trocou apenas duas vezes de técnico nesse período, conquistou o Brasileirão, a Libertadores e chegou ao Japão. Na cola do elenco alvinegro, milhares de corintianos invadiram o território japonês na esperança de ver o Timão bicampeão do mundo.
- A torcida do Corinthians é muito fanática. É isso que os jogadores gostam, que eles sejam loucos. Eu me identifico com essa loucura. Vou fazer de tudo para ser campeão mundial. Vou dar o meu máximo dentro de campo - declarou o peruano Paolo Guerrero. O atacante foi o autor do gol do Timão na vitória por 1 a 0 sobre o Al Ahly, do Egito, na semifinal do Mundial de Clubes.
As equipes
oscar ramires david luiz chelsea (Foto: AFP)David Luiz, Ramires e Oscar: os brasileiros do
Chelsea (Foto: AFP)
O técnico Tite resolveu mudar o Corinthians para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa: sacou Douglas e escalou Jorge Henrique. Não fez mistério e justificou a sua mudança. Afirmou que para encarar o time inglês precisa de um homem de velocidade, mantendo apenas um armador. No caso, o meia Danilo.
- Está confirmado. Conversei com os atletas e já projetei o treinamento. Temos a entrada do Jorge Henrique, um jogador de velocidade, com o Danilo trabalhando por dentro. Sai o Douglas - afirmou o técnico Tite, durante coletiva oficial da Fifa, antes do treino de reconhecimento do gramado em Yokohama, no sábado.
Mesmo após o sucesso da formação que venceu o Monterrey, do México, com David Luiz atuando como volante, Rafa Benítez deve escalar o Chelsea em sua escalação convencional. Com isso, o zagueiro brasileiro volta a cumprir sua função de origem, com Ivanovic sendo deslocado para lateral direita e Ramires herdando a vaga de Azpilicueta. O conhecimento profundo do Corinthians faz com que Oscar leve vantagem na disputa com Victor Moses, e a expectativa é de que permaneça na equipe.
- Sempre que falamos em times brasileiros falamos em qualidade e bom futebol. No caso do Corinthians, também é um time organizado, que sabe o que fazer. É um time que bloqueia ainda mais do que o São Paulo de 2005. Então, vai ser mais complicado encontrar espaços. São jogadores muito bons. Emerson, Paulinho, Danilo, o Cássio, que eu gosto muito. São grandes nomes, mas o time é muito compacto. Há também o Guerrero, que pode fazer a diferença. Espero que consigamos manter esses jogadores quietos - disse o espanhol Rafa Benítez.
Info_Escalacao_CORINTHIANSxCHELSEA (Foto: arte esporte)
 
Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui