Hamilton tira vitória de Vettel, Alonso é 3º nos EUA, e decisão será no Brasil - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

domingo, 18 de novembro de 2012

Hamilton tira vitória de Vettel, Alonso é 3º nos EUA, e decisão será no Brasil

No faroeste do Texas, britânico da McLaren supera alemão da RBR, que ainda vê espanhol da Ferrari subir ao pódio. Massa faz boa prova e fica em quarto

No Velho Oeste de Austin, capital do Texas, Sebastian Vettel não levou o título antecipado e sequer a vitória no GP dos Estados Unidos deste domingo. Como nos clássicos filmes de faroeste, Lewis Hamilton encarnou o forasteiro e invadiu o saloon preparado para uma possível festa do tri do alemão. Ultrapassou Vettel a 14 voltas do fim e venceu a 19ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. Em segundo, o piloto da RBR só ergueria a taça se seu rival na  briga pelo campeonato, Fernando Alonso, fosse oitavo. E naquela altura da prova, nem a vitória serviria mais para Vettel ser campeão no Circuito das Américas: após ser rápido no gatilho na largada e pular de sétimo para quarto, o espanhol da Ferrari ainda cruzou a linha de chegada em terceiro, adiando a disputa do título para a última corrida do ano, o GP do Brasil, dia 25 de novembro, em Interlagos.
Com o resultado, Vettel chegou aos 273 pontos, aumentando a vantagem na liderança para Alonso de dez para treze pontos. Entretanto, foi o espanhol quem saiu de Austin com o gostinho de vitória. Após temer perder o caneco para o alemão já neste domingo, ele segue para São Paulo ainda vivo no campeonato. Confira a classificação.
pódio lewis hamilton alonso e vettel gp dos eua (Foto: Agência Reuters)Com chapéus de caubói, Vettel, Hamilton e Alonso formam pódio no Texas (Foto: Reuters)
O cenário passou a ser o seguinte: para Vettel levantar a taça sem depender do espanhol,precisa chegar em quarto no Brasil. Já para Alonso levar o título, tem que vencer e torcer para o rival ser no máximo quinto. Se chegar em segundo, o alemão da RBR não poderá passar de oitavo. Se cruzar em terceiro, Vettel poderá chegar no máximo em décimo.
Faça suas previsões no Simulador da Fórmula 1:
Felipe Massa fez boa prova e terminou em quarto. Mas poderia ter ido mais além, caso não fosse uma atitude polêmica e estratégica da Ferrari, poucas antes de começar a prova. A equipe de Maranello violou propositalmente o lacre da caixa de marcha do carro do brasileiro para forçar uma punição de cinco posições no grid com o objetivo de favorecer Alonso. Com isso, o espanhol passou de oitavo para sétimo e passou a largar do lado limpo da pista. Partindo de 11º, Massa fez uma bela corrida de recuperação. Com boas manobras, como as ultrapassagens sobre Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, cruzou em quarto. Bruno Senna também teve um bom desempenho e foi recompensado com o décimo lugar, que lhe rendeu um ponto.
Como prêmio de consolação para Vettel, seu segundo lugar deu à RBR o tricampeonato do Mundial de Construtores, mesmo com o abandono de Mark Webber por causa de problemas mecânicos. A escuderia austríaca chegou aos 440 pontos e não pode mais ser alcançada pela vice-líder Ferrari, que possui 367. Veja a classifação das equipes.
Foi a primeira corrida realizada no novíssimo Circuito das Américas, construído especialmente para a Fórmula 1. A última prova disputada nos EUA havia sido em 2007, no traçado misto de Indianápolis, também vencida por Hamilton. A categoria busca conquistar de vez o grande mercado americano consumidor de automobilismo. E a resposta das arquibancadas foi boa. Em um domingo ensolarado, cerca de 130 mil lotaram o autódromo para prestigiar a prova que podia decidir o campeonato.
Agora é a torcida brasileira que fica com o privilégio de presenciar a disputa final da taça entre Vettel e Alonso. O GP do Brasil, última etapa da temporada, definirá quem será o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1, recorde que pertence a Ayrton Senna. A TV Globo transmite ao vivo a corrida de Interlagos no próximo domingo, dia 25 de novembro, a partir das 17h (de Brasília).
largada vettel rbr gp dos eua (Foto: Agência Reuters)Alonso, no canto superior esquerdo da foto,
passou três na largada (Foto: Reuters)
Ótima largada de Alonso
A grande atração da prova era a possibilidade de conquista antecipada de Vettel. Se o alemão vencesse, Alonso precisava ser quinto. Caso chegasse em segundo, o espanhol teria de ficar no máximo em nono. E, se cruzasse a linha final em terceiro, teria de torcer para o rival ficar fora da zona de pontuação.  E a polêmica decisão da Ferrari em provocar a punição a Massa acabou dando certo na largada. Do lado limpo da pista, Alonso aliou cautela e ousadia na largada, ficou por fora e ganhou três posições, de Schumahcer e Hulkenberg, que começaram da parte suja, e também de Raikkonen. O quarto lugar de Alonso já seria suficiente para adiar a disputa do título para o Brasil, em caso de vitória de Vettel. O alemão, por sinal, manteve a ponta no começo, enquanto Webber tomou o segundo lugar de Hamilton. Partindo de 11º, Massa ganhou uma posição na primeira volta. Já Bruno perdeu duas, caindo para 12º.
Nas primeiras voltas, a atração foi o embate entre Hamilton e Webber pelo segundo lugar. Após perder a posição na largada, o britânico tentou dar o troco, mas levou o "X" do australiano. Na volta 3, não teve jeito, e, finalmente, conseguiu a ultrapassagem.
Na volta 7, Grosjean rodou e retornou à pista logo à frente de Schumi e Massa, que disputavam posição. Os ex-companheiros de Ferrari passaram o francês da Lotus, e, na sequência, o brasileiro passou o alemão para assumir a oitava posição. Grosjean continuou perdendo terreno. Foi superado também por Senna e Pérez, e decidiu ir para os boxes.
felipe massa ferrari gp dos eua (Foto: Agência Reuters)Após largar em 11º, Massa teve corrida movimentada, com direito a boas ultrapassagens (Foto: Reuters)
Duas passagens depois, foi a vez de Bruno ultrapassar Schumi, que sofria com o intenso desgaste dos pneus. Massa também seguia escalando o pelotão, e tomou o sétimo lugar de Di Resta.
No grupo da frente, o ritmo de corrida das RBR não era tão forte quanto se esperava. Com isso, Hamilton começou a reduzir a desvantagem para o líder Vettel, enquanto Alonso tentava se aproximar de Webber, terceiro colocado.
Na 15ª volta, Hamilton ficou a apenas 1s de Vettel, margem que dá a possibilidade de acionar a asa móvel para tentar a ultrapassagem. Mas as atenções neste momento se voltaram para o outro carro da RBR. Pelo rádio, Webber foi informado que seu DRS (sistema de recuperação de energia cinética) não estava funcionado. Curvas depois, o australiano abandonou com problemas mecânicos. Melhor para Alonso, que assumiu a terceira posição. Massa, que pouco antes havia passado Hulkenberg, pulou para sexto com a saída de Webber, enquanto Senna foi para oitavo.
Apesar de o terceiro lugar ser mais do que suficiente para Alonso adiar a decisão do título, o espanhol continuou forçando, até demais, e acabou dando uma escapada na curva 19.
Alonso fez sua parada nos boxes na volta 21. E não foi das melhores. Os mecânicos demoraram a trocar o pneu traseiro direito da Ferrari, e o espanhol retornou em quinto, posição que daria o título para Vettel, que já havia feito seu pit stop, mantendo a liderança. A essa altura, o segundo era Raikkonen, que ainda não tinha parado, seguido por Hamilton e Massa.
E o drama de Alonso aumentou logo depois. O espanhol não voltou à pista com um bom rendimento e foi ultrapassado por Button, caindo para sexto. Logo depois de perder a segunda posição para Hamilton, Raikkonen finalmente foi para os boxes. O pit também foi lento, e o finlandês voltou atrás de Alonso. No retorno à pista, Kimi quase decidiu o campeonato: freou tudo para não acertar a Ferrari do espanhol em cheio.
Com Vettel em primeiro e Alonso em quinto, o título ficaria com o alemão. Porém, Massa e Button ainda não tinham feito seus pit stops. O brasileiro parou nos boxes na passagem 26 e retornou logo atrás do parceiro de equipe. Em quarto, o espanhol voltava a adiar a decisão do caneco. Sem os pneus aquecidos, Massa perdeu lugares para Ricciardo e Raikkonen, caindo para sétimo. Já Button, único dos pilotos do pelotão da frente a iniciar com compostos duros, se manteve na pista, em terceiro.
Enquanto isso, Vettel encontrou um bom ritmo e passou a abrir de Hamilton na liderança. Porém, o britânico reagiu, e voltou a colar no alemão, reduzindo a diferença para apenas 0s6.
Na 36ª volta, Button finalmente seguiu para os boxes alçando Alonso para o terceiro lugar. Com 30s de desvantagem para Hamilton e mais de 10s à frente de Massa, que passara Raikkonen, restava ao espanhol levar o carro até a bandeirada.
E na disputa pela vitória, Hamilton seguia perto de Vettel, que tentava administrar a pequena vantagem. E o disparo fatal veio na volta 42. Na reta principal, o britânico colocou pela direita e tomou a ponta do alemão da RBR. Com Vettel em segundo e Alonso em terceiro, a disputa da taça ficou ainda mais encaminhada para Interlagos. Pelo rádio, o alemão reclamou de que teria perdido tempo com retardatários, o que propiciou Hamilton ter condições de reduzir a diferença para menos de 1s e usar a asa móvel para fazer a ultrapassagem.
Nos instantes finais, duelos apenas no pelotão intermediário, como a briga interna da Williams, com direito a toque de rodas entre Pastor Maldonado e Bruno Senna, pela nona colocação. As posições dos ponteiros se mantiveram até o fim das 56 voltas, deixando a decisão do título para o próximo domingo, no Brasil.
lewis hamilton mclaren Vettel rbr gp dos eua (Foto: Agência Getty Images)Hamilton recebe a bandeirada para vencer primeira prova no Circuito das Américas (Foto: Getty Images)
Confira o resultado final do GP dos Estados Unidos:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas

Abandonaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 17
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui